Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cristãos também caem em depressão (o livro)




Esse título também chamou minha atenção. Sei que muitos têm dúvidas com relação a esse tema. De fato, o mal da depressão é tão presente que duvido que alguém não conheça um familiar ou amigo que tenha vivido ou esteja vivendo os dias sem luz e sem esperança que a depressão traz.

Pensando nisso, trarei alguns trechos desse livro que mudou minha percepção sobre o que é e como tratar aquilo que é considerado por muitos o mal do século. Infelizmente, esse livro não está traduzido para o português. Mas oro para que alguma editora venha a traduzi-lo. Segue abaixo um trecho do prefácio do próprio autor, David Murray:

Minha escolha do título Cristãos também caem em depressão (Christians Get Depressed too) tem o propósito de se opor e corrigir a uma resposta cristã muito comum aos cristãos que estão sofrendo de depressão: “Mas cristãos não caem em depressão!” Quantas vezes você pensou isso, disse isso ou ouviu isso? Quantas vezes pastores cristãos e conselheiros fizeram essa alegação ou pelo menos a subtendeu? Se é verdade que cristãos não caem em depressão, ou o cristão que está sofrendo de depressão não está realmente depressivo ou ele não é um verdadeiro cristão. Mas se essa noção é falsa, quanta dor e culpa adicionadas e desnecessárias se amontoam sobre um coração que já está sem luz e em pedaços! (...) Esse livro irá demonstrar que alguns cristãos, sim, caem em depressão! 
E esse é o conteúdo do livro:

- Prefácio
- Agradecimentos
- Capítulo 1. A Crise
- Capítulo 2. A Complexidade
- Capítulo 3. A Condição
- Capítulo 4. As causas
- Capítulo 5. As curas
- Capítulo 6. Os doadores de cuidado
- Apêndice: Sobre a suficiência da Escritura: Salvação, Santificação e Óculos

Aguardem mais postagens sobre este livro!

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: